Com o objetivo de apoiar e potenciar a economia local, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em parceria com a dte – instalações especiais, s.a., vai avançar com a instalação de rede de fibra ótica nos pólos industriais do concelho. Comunicação eletrónica de alta velocidade interligará todas as entidades ali instaladas oferecendo ganhos de competitividade.

O presente projeto visa a construção de uma rede de fibra ótica alargada a toda a área industrial de Vila Nova de Cerveira, nomeadamente uma rede passiva do tipo GPON com ligação à rede de fibra ótica existente na proximidade de cada um dos parques pertencente à Minhocom, EIM.
Esta rede de comunicações eletrónicas de alta velocidade, hoje formalmente contratualizada, permitirá que todas as empresas instaladas nos pólos se conectem em pontos de presença de quase todos os operadores de telecomunicações, dotando de melhores condições ao nível das tecnologias de informação.

Destacando um grande investimento para o Município, o edil cerveirense explica que esta medida era prioritária para a dinamização da atividade empresarial e social do concelho, no contexto territorial do Alto Minho e área transfronteiriça Norte de Portugal-Galiza. Fernando Nogueira realça que a instalação da fibra óticas nos pólos industriais vai disponibilizar serviços avançados de banda larga para combater a infoexclusão, promover a igualdade de oportunidades e de acesso público à banda larga, corrigir assimetrias de acessibilidade a comunicações e expandir a iniciativa empresarial.

Desenvolver políticas ativas de investimento e fornecer ferramentas de qualidade, capazes de atrair novos empresários e investidores, mantendo os que já aqui se encontram instalados, tem sido uma das premissas deste executivo. Além desta intervenção, a autarquia pretende ainda implementar mais medidas que beneficiem o desenvolvimento económico das empresas instaladas.

Os dois pólos industriais, localizados nas freguesias de Campos, Vila Meã e Cornes, apresentam um total de 127 lotes estando aí instaladas cerca de 40 empresas e empregando mais de 2000 trabalhadores. Regista-se uma forte incidência de indústrias da construção de componentes automóveis e de indústria naval.

Vila Nova de Cerveira disponibiliza ainda potencial de crescimento ao nível industrial, com o Parque do Fulão completamente pronto para utilização e instalação de interessados ao longo de 44 lotes, representando cerca de 31ha.


/imgs/certificacoes.jpg

PME Excelência 2001 ConstruçãoÂmbito/
Instalações Elétricas de Utilização de Energia, Postos de transformação, Ramais de Média Tensão, Ramais de Baixa Tensão, Iluminação Pública.
APCER
Certificado nº 02/CEP.1753 Sistema Português da Qualidade NP ISO 9001