O grupo dst vai construir, nos próximos cinco anos, uma rede de fibra ótica com uma extensão superior a 1.000 km, num investimento total de 80 milhões de euros.

Esta empreitada corresponde à constituição de uma Rede de Nova Geração que vai servir toda a população do Porto.

Segundo o CEO da dst, José Teixeira, esta foi uma oportunidade de realizar um investimento conjunto de "quatro empresas do grupo", (dst sgps, dst, s.a., dstelecom e dte).

A iniciativa resulta de uma pareceria entre o grupo dst e a Associação Porto Digital, onde se integram, para além de outras entidades, o Município do Porto, a Universidade do Porto e a Associação Empresaria de Portugal.

Para a construção e exploração, em modelo aberto, desta rede será constituída uma nova empresa, a Porto Digital, Operador Neutro de Telecomunicações, SA.

O grupo dst está já a encetar negociações para transpor este modelo de negócio, aproveitando as diferentes áreas de atividade do grupo, para outras cidades portuguesas.

Recorde-se que a dstelecom, criada em 2008, já constitui uma parceria público-privada com 11 municípios do Vale do Minho e do Vale do Lima também para a construção de redes de telecomunicações de Nova Geração.


/imgs/certificacoes.jpg

PME Excelência 2001 ConstruçãoÂmbito/
Instalações Elétricas de Utilização de Energia, Postos de transformação, Ramais de Média Tensão, Ramais de Baixa Tensão, Iluminação Pública.
APCER
Certificado nº 02/CEP.1753 Sistema Português da Qualidade NP ISO 9001